quarta-feira, 5 de março de 2008

O Sol e o seu interior Solar


O Sol é a estrela central do nosso sistema planetário solar; É uma esfera gasosa que se encontra em equilíbrio hidrodinâmico entre as duas forças principais que agem dentro dele: para fora a pressão termodinâmica, produto das altas temperaturas internas, e para dentro a força gravitacional. Actualmente, sabe-se que em torno dele gravitam pelo menos 8 planetas, 3 planetas anões, 1600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas. A sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilómetros (ou 1 Unidade Astronómica (UA) aproximadamente). A luz solar demora 8 minutos e 18 segundos (8'18") para chegar à Terra.

O interior solar possui três regiões bem diferentes: o
núcleo, que é onde se produzem as reações nucleares que transformam a massa em energia através da fusão nuclear. Acima desta achamos a Região Radioactiva e por último a Região Convectiva.
Nenhuma destas regiões pode ser observada de forma direta já que a radiação é completamente absorvida (e reemitida) e o conhecimento que temos delas é através de modelos teóricos ou observações indiretas, principalmente por meio da
Heliosismologia.
Bruna,nº8, 8º2

Sem comentários: